Como Planejar um Ambiente de Trabalho

Como Planejar um Ambiente de Trabalho

Nós, mulheres, participamos cada vez mais do mercado de trabalho. Isso é fato! Seja formal ou informalmente, em empresas ou como autônomas (ou em ambos os formatos) – meio período fora e outro, dentro de casa. Casa essa que inclui tarefas domésticas e familiares.

As múltiplas funções que as mulheres têm exercido podem acarretar desgastes físicos e emocionais, então bora se organizar? É hora priorizar e correr atrás dos nossos sonhos, plenas e felizes!

Se esses sonhos são força motriz para o seu trabalho ou o próprio trabalho é sua grande motivação, que tal pensar onde você o realiza? Isso mesmo! O seu ambiente de trabalho é fundamental para o seu bem-estar, afinal é nele onde passamos boa parte de nossas vidas.

Seja em um espaço corporativo ou em home office, é essencial focar o pensamento nas atividades a serem desenvolvidas e eliminar as distrações. Para garantir esse foco e a produtividade, seguem alguns cuidados a serem tomados para se ter um ambiente apropriado:

SETORIZAÇÃO

O local escolhido deve ser tranquilo. É melhor evitar lugares de passagem e/ou barulhentos. Isso ajuda no foco.

ILUMINAÇÃO

A luz natural, nosso relógio biológico, deve marcar ponto, pois é responsável por estimular nossa motivação e produtividade. Quando ela sai de cena, entra a iluminação artificial e essa deve ser cuidadosamente especificada: a quantidade de luz necessária, a cor emitida e a cor reproduzida pela lâmpada.

ACÚSTICA

Procure um lugar o mais silencioso possível, isso vai te ajudar a se concentrar. O excesso de ruídos aumenta os níveis de Cortisol, o hormônio do estresse e diminuem nossa capacidade de atenção e memória.

VENTILAÇÃO

O ideal é que o ambiente possibilite a circulação natural do ar, evitando umidade, ácaros e mofo. Mesmo em salas climatizadas, é importante que se abra a janela pelo menos algumas horas todos os dias. A qualidade do ar está relacionada à nossa produtividade.

PAISAGISMO

A presença de elementos naturais aumenta em 15% nosso bem-estar e criatividade, segundo pesquisa realizada pela Human Space, empresa especializada em mobiliário de escritórios. Se o seu local de trabalho não contar com vegetação dentro ou nas proximidades, vale a pena providenciar vasos de flores, folhagens, complementando com pedras, madeiras, fontes de água, etc.

CORES E REVESTIMENTOS

As cores estimulam sentimentos e habilidades em nós, portanto verifique se as cores do ambiente refletem as necessidades do seu trabalho. Se por um lado a pintura monocromática é prejudicial à nossa produtividade, por outro cores muito vibrantes podem causar irritação. Cada cor tem uma indicação adequada de acordo com o seu propósito.

COMUNICAÇÃO VISUAL

É importante ter à vista e ao redor boas referências ao seu trabalho – painéis, quadros e imagens que representem a sua identidade, metas e valores. Além de inspirar e motivar, irá te ajudar a se manter focado e engajado.

ELEMENTOS DECORATIVOS

A decoração também é uma forma de comunicar. Nela são expostos estilo, gostos, hobbies e lembranças. Itens carregados de afeto que contam um pouco sobre você e sua vida.

ERGONOMIA

É a relação entre o homem e a máquina, visando segurança e eficiência. A maneira como você se senta, as dimensões e os ajustes dos seus móveis e equipamentos e a disposição deles no espaço devem lhe proporcionar conforto e saúde.

ENTRETENIMENTO

Após tanto tempo concentrado, você merece um pouco de distração (claro, não a ponto de desfocar do trabalho)! Vale uma música ambiente, um alongamento ou mesmo aquela pausa para relaxar e respirar fundo. Se você puder variar um pouco o ponto de trabalho, melhor ainda! Mudar de sala, ficar um pouco em pé, trabalhar um tempo num balcão… o que conta é mexer, o nosso corpo não foi feito para ficar parado!

Espero que aproveite essas dicas no seu ambiente de trabalho, para torná-lo cada vez mais saudável. E lembre-se: se precisar de uma forcinha, temos a Consultoria Ambiente Saudável! Analisamos o seu espaço e apontamos as soluções técnicas viáveis que podem ser aplicadas ao seu escritório. 

Entre em contato para uma avaliação e ganhe em bem-estar e produtividade!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho