Espaço Bio e a Nova Concepção de Educação Física

Espaço Bio e a Nova Concepção de Educação Física

Rita de Cássia Meirelles cursava graduação em Ciências Sociais quando presenciou uma situação dessas, infelizmente, comuns no nosso cotidiano, mas que nela provocou um efeito transformador: uma senhora, de idade avançada, sofrendo grandes dificuldades em descer do ônibus. A situação impôs a Rita um questionamento: “será possível uma maneira mais saudável de envelhecer?”, pensamento que ela transformou em missão.

Se por um lado a visão social absorvida no curso que frequentava talvez tenha influenciado a interpretação daquele fato, por outro falava alto o histórico esportivo de Rita: desde os 8 anos a natação fazia parte da sua vida. Inicialmente devido a problemas respiratórios na infância; na adolescência, chegou a disputar torneios regionais. 

Já transferida para a escola de Educação Física, Rita teve seus caminhos cruzados com os de Luiz Henrique Mascio. Luiz presenciou e participou da expansão da atividade de personal trainer, que, vindo de uma demanda voltada para altas classes, teve sua importância disseminada para grande parcela da população. Ele também atuou como professor de Karate-Do, corrente moderna do Karate,  que traz uma abordagem mais filosófica, voltada para o auto conhecimento e formação do indivíduo. 

Conceito

Saúde, auto conhecimento, esporte no dia a dia, bem-estar. Anseios pessoais e conceitos profissionais confluídos no Espaço Bio, que o casal empreendeu em 2011 em São Carlos, centro-leste de São Paulo. 

O Espaço Bio é mais que uma academia. O ambiente destaca não só a aparelhagem de última geração, mas a energia que emana, tornando o clima fundamental para acolher e motivar a todos, transformando a atividade física em inspiração. Seja qual for a modalidade, o objetivo é sempre trabalhar saúde de forma integrada, em todos os seus aspectos: respiração, coordenação, postura, força, equilíbrio, agilidade e sistema cardiovascular.

Falando em modalidade, o Espaco Bio conta com sete: Personal Trainer, RPG, Pilates, Musculação Terapêutica, Yoga, Estética e Nutrição Esportiva. 

Para quem é o Espaço Bio?

– Para pessoas de todas as idades que querem investir na própria saúde;

– Para quem prefere atendimento personalizado;

– Para quem quer incluir o pleno condicionamento físico em sua vida diária;

– Para quem tem mais de 50 anos e quer envelhecer bem;

– Para quem quer começar a desenvolver práticas físicas e esportivas, seja qual for a idade;

– Para quem quer um treinamento personalizado, focado em suas próprias características;

– Para quem vai participar de testes, processos seletivos;

– Para quem está se preparando para torneios e maratonas ;

– Para quem quer fugir de academias barulhentas, com clima de balada;

– Para quem procura a saúde do corpo mais como parte da rotina e menos como culto ao físico;

– Para quem precisa corrigir postura e aperfeiçoar condicionamento para o dia a dia;

– Para quem precisa de atividades preventivas para fortalecimento;

– Para quem quer deixar hábitos sedentários ou excessivamente virtuais;

– Para quem gosta de aulas individuais.

Para todos e para cada um

Para realizar uma proposta tão particular e diversa, o Espaço Bio precisou quebrar alguns protocolos das academias comuns. A começar pelo próprio protocolo de atendimento, que lá, não é padrão, é customizado. Após avaliar o aluno, é elaborado um protocolo único, baseado em seus objetivos e características, de forma muito personalizada. Os atendimentos são individuais ou no máximo em dupla. O Espaço Bio recebe público de 9 a 70 anos. 

Caminhar é a missão

Rita cita uma história como exemplo de que a missão, idealizada ainda como graduanda em Ciências Sociais, está sendo cumprida. O Espaço Bio foi procurado por um senhor de 73 anos que tinha sofrido enfarto 6 meses antes. Deprimido e desanimado com a vida após o susto, ele ainda nutria um sonho: repetir o caminho de 15km de caminhada da casa dele até o sítio da família – atividade que ele gostava de fazer, mas que estava suspensa devido à sua saúde e idade. A empreitada foi aprovada pelo cardiologista e após dois anos de preparação no Espaço Bio, o senhor chegou à meta. Acompanhado por Rita, em uma manhã de sábado, andou quase 20 km em estrada de terra, da casa até o sítio. Chegou ao destino sem dores, ainda com fôlego, tranquilo. Envelhecer pode, sim, ser saudável. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho